18 de agosto de 2011

Chamado a Conversão

Atos dos Apóstolos 2, 37-41
 
Ao escutarem essas coisas, ficaram inquietos no íntimo do seu coração e indagaram de Pedro e dos demais apóstolos: "Que devemos fazer irmãos?". Pedro lhes respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Criso para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus". Ainda com muitas palavras exortava-os, dizendo: "Salvai-vos do meio dessa geração perversa!". Os que receberam sua palavra fora batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número de adeptos. 
 
 
Todos os dias chega até nós o Evangelho de Jesus de alguma forma. Seja na leitura das sagradas escrituras, ou por meio de um conselho, de um testemunho de vida. Ao escutarmos o Evangelho, que deve ser o reflexo da vida cristã, como tem sido nossa reação?
O que devemos fazer após escutar a Palavra de exortação? A resposta vem de Pedro: "Arrependei-vos". 
 
Arrependimento é muito além do que se imagina. Trata-se não somente de um sentimento; mas sim de uma mudança de vida. 
Se  dizemos que nos arrependemos mas permanecemos no erro (ou n buscamos com sinceridade e esforço melhorar ) mentimos. O arrependimento é sincero quando mudamos, ou seja, partimos para o "fazer"; deixando para trás o "querer e não fazer".
 
Segundo a passagem acima, existe uma ordem de acontecimentos: primeiro deve ocorrer o arrependimento; somente então, o encontro com o dom do Espírito Santo. Portanto, se dizemos que possuímos o Espírito Santo e vivemos Nele, mas continuamos a cometer os mesmo erros de ontem, estamos nos enganando e n vamos chegar a lugar algum. 
 
Embora o mundo de hoje nos chama e seduz a cada segundo, o apóstolo nos adverte: "Salvai-vos do meio dessa geração perversa!". Dizemos seguir Jesus. Mas não é possível seguí-lo sem renunciar ao "homem velho". Ou se é de Deus inteiro, ou não se é de Deus. Pois não é possível servir a dois senhores. A escolha é individual e ninguém pode interferir nisto. Quem diz seguir a Deus, que é luz, porém anda no pecado, que é trevas, mente e a verdade não o acompanha. 
 
Para quem aceitar viver em Cristo, por Cristo e com Cristo, vai ai meu conselho: Amparai-vos na Paixão do Senhor. Ali, no Calvário, encontrarás remédio para qualquer uma de suas dificuldades. 
 
Não se esqueça que o Calvário acontece todos os dias, na Santa Missa. E seu momento mais glorioso e capaz de nos transfigurar, é a Santa Comunhão em que recebemos a Carne e o Sangue daquele que nos fortalece.
 
A paz de Cristo e amor de Maria.





Rafael Prata Rodrigues

Um comentário: